Libras: descobrindo um novo mundo / Libras: discovering a new world

Aula 2 de LIBRAS: aprendemos cumprimentos e ações diárias. Já complicou um pouco a aula, muitas ações novas e a necessidade cada vez maior de usar expressões faciais para demonstrar se o que falamos é uma pergunta (ponto de interrogação), algo habitual (ponto final) ou algo fora do comum (ponto de exclamação). Como essa língua ainda não flui naturalmente pra nós, alunos, a expressão facial tem saído sempre séria, pois damos tanta atenção ao movimento das mãos que esquecemos totalmente de demonstrar as emoções no rosto.

Tô cada vez mais entusiasmado com o aprendizado de LIBRAS. Embora eu seja uma pessoa quieta, é um desafio ficar calado a aula toda, focar a atenção do começo até o fim, não falar com o colega ao lado e tirar as dúvidas através de LIBRAS ou português escrito. Essa dificuldade torna o aprendizado ainda melhor; o desafio nos permite crescer.

Um fato curioso é que as professoras, apesar de se expressarem somente por sinais, articulam as palavras inteiras, mas sem som, facilitando o entendimento pra mim por leitura labial. Quem costuma articular as palavras inteiras, na minha opinião, é quem sabe falar português oral fluente, por isso fui perguntar no final da aula se elas falavam quando menores. Perguntar não ofende, certo?

Não só me responderam educadamente como devolveram a pergunta: perguntaram se eu já falei através de sinais antes de começar a frequentar as aulas; quando fiquei surdo; se os aparelhos que eu uso funcionam. Foi um rápido diálogo entre um surdo oralizado e duas surdas sinalizadas, com os dois lados querendo saber mais das experiências do outro! Bem interessante!

Pra finalizar o diálogo, elas me convidaram para conhecer a comunidade surda de Porto Alegre na próxima semana. Eu já esperava pelo convite, mas achei que seria feito mais ao fim do curso, com uma fluência de sinais maior. Fiquei super feliz com o convite, aceitei sem hesitar. Mal posso esperar!

—————————

Second class of LIBRAS: we learned greetings and everyday actions. This class was a little harder, a lot of new signs and the need of facial expressions to show that we were making a question (interrogation mark), saying something common (period) or something uncommon (exclamation mark). Since this language doesn’t flow naturally to us, students, yet, the facial expression always comes serious, because we focus hard in the hand movements and we totally forget to show facial emotions.

I’m getting more and more excited to learn LIBRAS. Although I am a quiet person, it’s a challenge to remain silent the whole class, to focus from the beginning until the end, not to talk to the classmate by your side and to ask questions through LIBRAS or written Portuguese. These extra obstacles turns the proccess of learning even better; the challenge allows us to grow.

A curious fact is that both teachers articulate their lips perfectly, as if they were saying the words, but without sound: they only express themselves through signs. It’s easier for me to understand them through lip-reading due to this fact. Who articulates full words, in my opinion, are those who know fluent oral Portuguese, that’s why I asked them at the end of the class if they used to speak oral Portuguese when they were kids. Asking it wouldn’t be offensive, right?

Not only they politely answered me as they asked a question right back: if I ever spoke through signs before this course; when I became deaf; if the hearing aids I use work well. It was a fast dialogue among an oralized deaf and two signed deafs, with both sides willing to know more about the other. Really interesting!

To finish the dialogue, they invited me to meet the deaf community of Porto Alegre next week. I was waiting for this invitation, but I thought I would be called later, at the end of the course, when my signs fluency would be much better. I am so happy with this invitation, I accepted it without hesitating. I can’t wait for it!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

