2º implante coclear – 2 meses depois / 2nd cochlear implant – 2 months later

Só atualizando para dar sinal de vida 🙂

11 de dezembro. 2 meses após a cirurgia, 1 mês já ativado. Finalmente começo a sentir os efeitos do novo implante. Ainda não entendo quase nenhum som que ouço nele, mas me sinto estranho quando a bateria dele acaba e “só fico com uma orelha ligada”.

Depois da cirurgia, que aconteceu dia 10 de outubro, segui o procedimento clássico no que se refere a implantes cocleares, ou seja: tomar remédio por uma semana para prevenir infecções no ouvido; cobrir a cicatriz contra o sol – barbada, uso um chapéu que é praticamente uma extensão do meu corpo; sem atividades físicas por um mês, pois a cicatriz precisava de tempo pra fechar. Pra mim, viciado em futebol, essa foi disparada a pior parte, mas era inevitável. Dúvidas? Podem perguntar.

A ativação aconteceu um mês depois, dia 9 de novembro. Por ter sentido uma dor imensa e até chorado quando ouvi pela 1ª vez com o 1º implante, peguei leve dessa vez. A fono perguntava durante a regulação do processador se o volume tava confortável, nem alto nem baixo demais. Queria ter deixado mais alto, por 4 semanas posso dizer que praticamente não escutei nada no meu ouvido direito. O que era importante a essa altura era estimular o nervo auditivo e este objetivo foi cumprido.

E por último, voltarei a frequentar a fono a partir dessa 4ª-feira, para aprender a escutar com o novo implante e também espero melhorar minha fala, já que consigo sentir e ouvir minha própria voz melhor agora. Já tô vendo a luz no fim do túnel!

Off-topic: durante esse período de 2 meses, 3 amigonas minhas também conseguiram o implante bilateral. Uma delas já ativou e tá adorando. A 2ª vai ativar na semana que vem e a 3ª se submeteu à cirurgia ontem. O time bilateral tá crescendo 😉

——-

Just some update, to show some sign of life 🙂

December 11th. 2 months after surgery, 1 month activated. I finally begin to feel the results of the new cochlear implant. I still don’t understand mostly any sound I hear on it, but I feel it’s awkward when the battery runs off and “there’s only an ear left”.

After the surgery, which happened on October 10th, I followed the classic procedure when it comes to cochlear implants. I had to take a medicine for a week in order to prevent ear infections. Protect the scar from the sun – easy, there’s a hat that’s basically part of me. No physical activities for a month, since the scar needed time to heal. For me, a huge sports fan, this was by far the worst part, but it couldn’t be helped. Any questions regarding the post-surgery, let me know.

The activation occurred a month later, on November 9th. Since I felt a huge pain and even cried when I first heard with my previous implant, I took easy this time. The phonoaudiologist kept asking me if the processor volumn was comfortable, not too loud nor soft. I wish I had it adjusted louder, for 4 weeks I could say I didn’t hear anything on my right ear at all. The important thing on this stage was to provide stimulus to the hearing nerves and this goal was achieved.

And at last I am returning to speech therapy sessions this Wednesday to learn how to listen with the new implant and hopefully to improve my speaking skills as well, since I can feel and hear my voice better now. Am I foreseeing a brighter future!

Off-topic: during this 2 month period, 3 dear friends of mine also got their bilateral implants. One of them is already activated and loving it. The 2nd one is going to activate next week and the 3rd one underwent surgery yesterday. The bilateral team is growing 😉

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

3 Responses to 2º implante coclear – 2 meses depois / 2nd cochlear implant – 2 months later

  1. Josy says:

    Gui, qué alegría estar leyendo todo esto!!!!! Qué experiencias!!! Qué emociones!!!! Te quiero nene, espero estés muy pero muy bien!!! Feliz año!!! A ver cuando te pasás por Montevideo, se te extraña!!!!

  2. Carla says:

    Olá Guilherme,

    Li uma entrevista sua (de agosto/2011) para o blog DNO, e lá você mencionou que não via necessidade de ter 2 ICs, até em razão de novas e definitivas tecnologias que poderiam lhe beneficiar (células tronco). O que fez você mudar de ideia?
    Pergunto porque sou implantada unilateral (desde 1997), e embora tenha obtido um resultado que considero excelente, venho me questionando quanto ao possível benefício que o implante bilateral poderia trazer.
    Abraços,
    Carla

    • guichazan says:

      Oi, Carla. Obrigado por perguntar 🙂

      O que me fez mudar de ideia foi conhecer outras pessoas bi-implantadas e ter perguntado ao médico quando que teria previsão da liberação de células-tronco para recuperação das células ciliadas na cóclea. Ele me disse, “não vou estar vivo para presenciar isso” (ele deve ter entre 40-50 anos). Pensei: ou eu fico mais uma eternidade esperando por uma melhoria para quando eu for idoso, ou aproveito as tecnologias existentes pelo resto da vida. O médico também disse que possivelmente podem retirar a parte interna do IC para aproveitar novas tecnologias existentes. Bem, se é um caminho reversível, por que não, né?

      Embora eu também considere ter tido um ganho ótimo como implantado unilateral, eu tinha dependência de sempre ouvir no mesmo lado, sabe? O lado não implantado não acompanhava a conversa, o que não vai acontecer sendo bi-implantado. É minha expectativa.

      Espero ter respondido tua pergunta. Fica à vontade para perguntar o que quiseres.

      Posso perguntar de onde és?

      Abraços

Leave a Reply

